Saber como aumentar o score de crédito é uma das perguntas mais comuns entre os consumidores. Principalmente se você pagou alguma dívida recentemente ou está com a numeração sempre baixa.
Pensando nisso, separamos aqui tudo o que você precisa saber sobre o tema, incluindo o que, como ficar de olho no seu score, dicas práticas para mudar e mais. Confira!
O que é score de crédito?
Primeiramente, o conceito de score de crédito surgiu nos Estados Unidos na década de 1950, desenvolvido pela empresa Fair Isaac Corporation (FICO).
A FICO Score, como ficou conhecida, foi criada para ajudar os credores a avaliar o risco de crédito dos consumidores de forma mais objetiva e eficiente.
Desde então, o uso de scores de crédito se expandiu para muitos países ao redor do mundo como uma ferramenta padrão na avaliação de crédito.
No cenário brasileiro, esse número chegou em 97. Naquele ano, o Banco Central começou a usar esse sistema para facilitar a avaliação do perfil do consumidor e das empresas.
Rapidamente, se popularizou entre as empresas e instituições financeiras em geral, principalmente para liberação de empréstimos e financiamentos. Entretanto, é usado em várias transações, como cartões de crédito, aumento no limite e mais.
Agora, vamos ao conceito.
Na prática, o score de crédito é uma pontuação que as instituições financeiras utilizam para avaliar o risco de conceder crédito a um indivíduo ou empresa.
Dessa forma, esse número é calculado com base em diversos fatores, como, por exemplo:
- Histórico de pagamento;
- Dívidas pendentes;
- Tempo de crédito;
- Tipos de crédito utilizados, entre outros.
Assim, quanto mais alto o score, mais confiável é considerado o pagador. Logo, as empresas oferecem condições melhores de crédito, como taxas de juros mais baixas e limites mais altos.
Qual é o score alto?
Aqui no Brasil, o número do score vai de 0 a 1000 pontos.
Porém, não existe um valor específico que define qual é o “ideal” para as empresas. Principalmente por os credores/empresas avaliarem a situação pode ser interpretativa.
Pense que, além do número, o banco considera uma relação prévia com a instituição, outros serviços já ativos e mais.
Com isso em mente, existe uma média amplamente usada como básica.
Em geral, de 0 a 399 pontos, o consumidor é considerado um mau pagador. Acima disso, o cenário melhora. Um score muito bom tem 600 pontos ou mais, aumentando os benefícios para o consumidor.
Algumas instituições consideram um score acima de 800 pontos como excelente. Portanto é variável.
É importante destacar que, mesmo com essas “médias”, cada instituição financeira define quais são os requisitos básicos, número de pontos e outras questões que serão avaliadas.
Como aumentar o score de crédito
Vamos as dicas práticas de como aumentar o score de crédito e começar a fazer isso agora mesmo.
- Pague suas contas em dia: Manter um histórico de pagamento pontual é fundamental para um bom score;
- Reduza sua utilização de crédito: Tente manter seus saldos de cartão de crédito e outros empréstimos abaixo de 30% do limite disponível (recomendável pelo Banco Central);
- Aumente seu limite de crédito: Isso reduz sua utilização de crédito total, desde que você não aumente seus gastos (você tem, mas não usa);
- Evite abrir muitas contas de crédito novas: Isso pode indicar que você está em busca de crédito desesperadamente, impactando negativamente seu score.
- Mantenha um bom mix de crédito: Ter uma variedade de tipos de crédito (como cartões de crédito, empréstimos pessoais, financiamentos) pode ser benéfico. Desde que fique limitado aos 30%;
- Use o crédito com responsabilidade: Não pegue empréstimos ou faça compras que você não pode pagar, é indispensável fazer um planejamento financeiro efetivo;
- Monitore seu relatório de crédito: Verifique regularmente se não há erros em seu relatório de crédito e corrija-os, se necessário. Inclusive, atualize seus cadastros, como no SPC e Serasa;
Vale destacar que o score de crédito leva tempo para melhorar, principalmente se você teve problemas no passado. Caso tenha pago alguma dívida há poucos dias, aguarde para o sistema equilibrar as novas informações.
Portanto, continue praticando hábitos saudáveis de crédito ajudará a aumentar seu score ao longo do tempo.
Por que meu score não aumenta?
Se você não consegue entender por que sua pontuação não aumenta, mesmo seguindo uma série de dicas, é importante considerar os fatores que influenciam nesse número.
Afinal, é um sistema variável por diversas razões. Veja:
Pagamentos em atraso
Se você tem histórico de pagamentos em atraso, isso vai impactar negativamente seu score. Logo, pague suas contas em dia.
Aqui, pouco importa se você paga com antecedência, o sistema não avalia esse aspecto. O importante é que, até a data de vencimento, esteja pago, sem passar da mesma.
Utilização elevada de crédito
Se estiver utilizando a maior parte do seu limite de crédito, os sistemas entendem que você tem uma sobrecarga financeira, um aspecto que prejudica o seu score.
Por exemplo, imagine que você tenha um cartão de crédito de R$2 mil, use continuamente todo esse limite, tenha um salário de R$3 mil e esteja solicitando um empréstimo.
Neste cenário, muitas empresas entendem que você pode estar com alguma dívida, o salário não seja o suficiente para o pagamento de contas, etc.
Histórico de crédito curto
Se você é novo no mercado de crédito, seu score pode ser mais baixo devido à falta de histórico. É importante construir um histórico de crédito sólido ao longo do tempo.
Mistura de crédito
Ter uma variedade de tipos de crédito (como cartões de crédito, empréstimos pessoais, financiamentos) pode ajudar a melhorar seu score ao longo do tempo.
Enfim, comece a mudar sua situação financeira, faça essa organização e tenha um equilíbrio nas contas e serviços.
Quer saber como regularizar seu CPF ou CNPJ e limpar seu nome ou o da sua empresa?
Clique aqui e recupere seu crédito!